Nossa História

img-nossahistoria
img-nossahistoria2
no-ano1997

A Corporação Musical Lyra de Mauá, com 82 anos de atividades ininterruptas tem como objetivo agregar jovens aos diversos projetos da entidade, tirando-os dos grupos de risco e marginalidade, através do desenvolvimento de hábitos disciplinares, responsabilidade, auto-estima, sensibilidade e encaminhamento para a profissionalização. A Banda Lyra, como é carinhosamente denominada na região, foi à vencedora do Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, pela 13ª vez, tornando-se Trideca Campeã Nacional.

Localizado na região do grande ABC, em São Paulo, o município de Mauá possui cerca de 400.000 habitantes distribuídos em numerosos bairros periféricos, que preenchem seus 67 quilômetros quadrados.

Hoje, através de uma pesquisa sócio – econômica, sabe-se que a renda per capita do município é de 1,02 salários mínimos e que 47,78% de sua população recebe menos de três salários, o que gera conseqüentemente, elevados índices de criminalidade, que a cada dia atormentam mais e mais os moradores da cidade.

É neste cenário, que a Corporação Musical Lyra de Mauá, continua desenvolvendo o trabalho iniciado em 1934, ano de sua fundação. Entidade sem fins lucrativos desenvolve na cidade um trabalho cultural e social em sua comunidade e região, na formação de jovens músicos.

Durante sua existência, a Corporação já se apresentou em diversos estados e cidades, participando de eventos de projeção nacional, tais como Expo flora em Holambra – SP, Festival de Inverno de Campos do Jordão – SP, desfiles Cívicos. Foi destaque ao participar do 1º Festival Internacional de Bandas e Fanfarras na cidade de Melipilla, no Chile.

Atualmente desenvolve projetos, com aulas gratuitas, para jovens da cidade de Mauá e região do Grande ABC, as áreas atendidas são: Banda Marcial Sênior, Banda Marcial Juvenil, Banda de Percussão. Além de aulas gratuitas de música mantém curso de ballet, jazz, ginástica e expressão corporal para as componentes da linha de frente (Corpo Coreográfico).